sexta-feira, 10 de julho de 2009

O Futuro dos Negócios: $0,00



No post passado, ao analisar os jovens milionários da web, no final, especulei características dos modelos de negócios que eles adotaram em comum. Uma delas foi: "todos começaram oferecendo serviços gratuitos alimentados pelos próprios usuários". Dois dias depois, Chris Anderson, editor-chefe da revista Wired e autor do livro "The Long Tail", lançou seu segundo livro, Free: The Future of a Radical Price (ou Grátis: O futuro de um preço radical).

Chris Anderson afirma que é possível ganhar dinheiro oferencedo coisas grátis! Empresas como o Google cuja base são serviços gratuitos, hoje valem montanhas de capital. Chris estudou tendencias econômicas, psicologia e as tecnologias para responder à pergunta: o que faz coisas grátis gerarem dinheiro?

De fato, "não é cobrar nada que gera dinheiro. Mas cobrar por coisas, em volta daquelas que custam nada, o suficiente para que se possa gerar uma economia" diz Chris. Muitos artistas e gravadoras musicais disponibilizam parte do próprio material na internet gratuitamente e com isso fazem aumentar as vendas. Vemos que há nas pessoas uma tendência para as coisas grátis, especialmente quando se tratam de serviços e produtos de qualidade.

Mr. Anderson disponibilizou seu livro gratuitamente online no formato de e-book e de audio book narrado pelo próprio autor. E para compra nas livrarias. Ou seja, se o livro não gerar as receitas esperadas, será enforcado pelo fracasso da própria teoria, se for um sucesso financeiro, o dinheiro fará jus a sua qualidade.

Para quem está afiado no inglês: O vídeo acima da revista Wired mostra Chris Anderson explicando a própria teoria que originou o livro. Pra quem se interessar mais, este link aqui leva até o e-book para ser lido na íntegra ou para baixar seu formato de audio.

Uhm... eu apostaria que ele está certo.

=)

2 comentários:

  1. Eu diria que meu inglês nao está afiado... ou esse cara q fala estranhamente..

    E eu certamente me encaixo nesse grupo de pessoas que têm tendência para as coisas grátis!
    $0,00 rocks!!!
    =)


    Little kisses!(british accent)

    ResponderExcluir
  2. AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEW WARREN xD!!!

    Véi!! Gostei muito desse post!!! Brigado por ter me mostrado o Chris Anderson, pq achei muito genial velho

    Realmente acredito que, tudo que pode ser digitalizado, terá custo nulo!

    Mas.....tem uma coisa que achei estranha velho, ve o que ce acha: por exemplo, uma musica quando cai na rede só o resto do mundo ja tem acesso a ela, gratuitamente. Ou seja, o principal meio dos musicos receberem dinheiro agora é através de shows. A musica é gratuita, os shows nao

    Aew eu tava pensando véi:.....se um livro cai na rede, e o o resto do mundo da download dele......qual seria a forma do escritor ganhar o dinheiro? Tipow, mesmo que ele o publique nas livrarias, para aqueles como eu que preferem juntar 10 em 10 reais e quando juntou 100 compra um perfume por exemplo, deixarao de comprar o livro saca?

    Tipow, se eu encontro um livro na rede....eu nao compro na vida real. Junto o dinheiro ate dar para pegar um novo perfume xD!!!! Ou um nike...pq nao xD!?!??

    Entao.........eu acredito velho, que o livro do Chris, nao vendera muito, mas fará sucesso........, por exemplo, eu jamais compraria esse livro se ja o tenho na rede xD!

    To curioso pra ver velho!!!! É o que acredito

    Quanto ao YouTube acho que a melhor forma deles ganharem dinheiro seria por propaganda, o que acredito ser o cerne da informaçao gratuita. Voce troca informaçao por propaganda xD!!!!

    Maaano.....agora fiquei curiosaço pra saber se o Chris vai vencer ou nao xD!!!!!

    Vamos apostar uma weisen Warren! Se voce ganhar trago-te uma guiness, se eu ganhar ce me traz uma Weisen xD!!!! ahuahuahuahauhauha

    Responde aew pra mim pq to curioso pra saber o que voce acha disso que postei =)!

    Abraçao Warren e parabéns pelo blog, ta nota 11 velho!

    ResponderExcluir