terça-feira, 28 de julho de 2009

"Em ritmo exponencial, 1% é bastante"


A frase acima é do senhor Ray Kurzweil. Dita numa entrevista que li hoje de manhã a revista INFO Online. Na entrevista ele tocou em assuntos que me surpreenderam bastante, mas ainda assim soou um toque de "já vi isso antes".

Lá ele diz que em breve os computadores possuirão a capacidade de processamento do cérebro humano. Com a crescente velocidade do tráfego de informação, o conhecimento humano está cada vez mais acessível às pesssoas, isso cria uma capacidade de relacionamento inédita na humanidade: praticamente instantaneamente nos comunicamos com qualquer parte do mundo, de qualquer parte do mundo.

A internet é um espaço onde a verdadeira liberdade existe. Os limites são apenas técnicos, porque as idéias transportadas por qualquer mídia que circula pela internet atingem a todos. Percebemos isso apenas de ver que na crescente e poderosa China, a "Grande Muralha de fogo da China" que censura a internet, é simplesmente driblada por jovens hackers, mostrando que a rede é, por definição, livre.

Num futuro, com o crescimento exponencial da informática, como, cada vez mais, estamos sendo puxados para dentro da internet, nossos limites diminuem ao passo que as limitações técnicas são superadas. O relacionamento entre as pessoas ficando cada vez mais íntimo e a informação cada vez mais coletiva, tenderemos a uma Singularidade. Um ser com a personalidade de todos que o integra.

Por que idéia ma pareceu familiar? Muito da Cultura popular já previu o fenômeno: no mundo dos animés três exemplos: Ghost In The Shell, Serial Experiments Lain e Neon Genesis Evangelion explicitam essa idéia, os dois primeiros com idéias de redes muito similares à internet, o terceiro usa uma linda metáfora baseada na mitologia judaico-cristã. No cinema, o nada famoso Matrix, também mostra, de um lado sombrio, a Singularidade.

"As idéias parecem utópicas", como o sujeito disse na entrevista, mas não são. Estamos em por volta de 1% disso, basta olhar para nossos iPods e celulares, entrar no YouTube e redes de relacionamento pra sentir. Porém "em ritmo exponencial, 1% é bastante", o Kurzweil especula que em 2045 nossos corpos serão extensões das máquinas e vice-versa.

=)

4 comentários:

  1. Oh my God!
    Evangelion então vai se tornar verdade?haauha

    A foto ficou mto boa nesse post! Tem tudo a ver..

    Ei.. se tudo isso realmente ocorrer, como parece que vai, vc tem grandes chances de ficar rico né?
    =)

    Beeijoo

    ResponderExcluir
  2. Sempre imaginei se "Lain" fosse verdade
    ^^

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de pensar nisso... especialmente porque eu sei que pode vir a acontecer.
    Gostei do blog. :)

    ResponderExcluir
  4. Poutz Warren eu assisti uma vez um documentário sobre 2050

    Tem um físico que fez parte do The Secret que tambem faz esse documentário

    Procurei na internet toda, até torrentz, e ainda nao achei x.x!

    Senao me engano era da discovery channel, mas no site nao consegui encontrar tambem =/

    Muito legal o documentário velho. Eles falam que no futuro sera possível pegar o seu dna, coloca-lo numa espécie de impressora e ela imprime um coraçao pra voce...ou um pulmao....

    Isso ja existe, mas ta beeeem no começo. Pelo que ouvi dizer as celulas morrem depois de um tempo, algo assim....oO!!!!

    E tipow, nós teremos roupas que constantemente enviam nossas informaçoes para o nosso plano de saúde. Se nós sofremos um acidente, automaticamente uma equipe já é acionada e ela ja sabe o que nós sofremos.....

    Poxa eu vou continuar procurando pelo documentário se conseguir encontrar te mando o link, vale a pena =)!!!!

    Mais uma vez, parabéns pelo blogg velho!!! Nota 11,5 xD!!!!

    Will >:)

    ResponderExcluir