quarta-feira, 6 de maio de 2009

Obamaaa! Me adiciona?

Andando um dia desses pelo Facebook achei uma pessoa interessante: Barack Obama! Pensei em adicioná-lo - pois é um rapaz simpático pra caramba - mas quando dei uma lida no perfil achei graça, reparei em coisas do tipo:

Detailed info
Favorite TV programmes: Sportscenter

Professional information
Function: President Of The United States
Duration: January 2009 until today

Por que o Barack Obama teria um facebook? De primeira impressão é um idéia meio sem sentido, deve ser fake, ele assiste Sportscenter. E por falar em President Of The United States, por simples curiosidade, resolvi ir até o site oficial do cidadão. Surpreendi-me ao ver um link para o mesmo perfil em que eu havia xeretado. De fato não era fake! Mais ainda: passando por lá você encontra links para outros perfis de sites de relacionamento como o Twitter e o MySpace.

Pensando bem, por que eu deveria me surpreender com essas coisas? Sem dúvidas se eu tivesse nascido depois dos Orkuts da vida, isso seria um fato equivalente a dizer "tenho CPF". Sabendo que aquele era deveras o perfil de Barack Obama, meus olhos viram com mais sutileza e proximidade uma pessoa que se eu encontrasse, por acaso, na rua, com certeza, seria traduzido um sentimento de superioridade e engrandecimento (mas não, ele assiste Sportscenter!!!). Sem entrar no mérito de o Sr. Obama ser bom/mau presidente, sim(anti)pático ou não, ele é levemente influente no mundo, sim? Ainda assim, ele é uma pessoa como outra qualquer, e do Novo Mundo, facebook, MySpace, natural oras!

Antes era moda falar que os relacionamentos internéticos distanciava as pessoas. Há quem defendesse o contrário, mas no fim era questão de opinião. Agora experimente clicar no segundo link deste post, tendo lido o que leu até aqui, e diga se você não sentiu algo no mínimo semelhante ao que descrevi...

Poderia ainda, vir um do-contra e dizer: Ele é político! Tudo isso é uma jogada de marketing para divulgar quem ele é! Inteligentíssimo! Se você pensou nisso e tem um perfil em site de relacionamento: tchanâm, você também faz marketing pessoal =) ! A diferença é que se ele mentir sobre quem ele é no facebook todo mundo vai saber. Por mais que alguém diga que isso é demagogia, não dá pra negar que ele realmente acredita que esse é um meio de comunicação viável e funcional.

A vida é um caso particular da internet. Será que num futuro, ter na sua lista de sites favoritos: Facebook, Orkut, Twitter, YouTube, Vida, a vida será apenas mais uma opção? Haha, que utopia... tomara!

...mais uma coisa: John McCain também tem perfil no facebook. Com muito menos informação que o do Obama, e de atividade muito menor (mesmo considerando as atualizações de antes da eleição do ano passado). Será que o fato 'Obama ganhou a eleição, McCain perdeu a eleição' tem alguma relação com isso? É... é otimistamente tentador arriscar... McCain não assiste Sportscenter =)

3 comentários:

  1. Na verdade, hoje em dia o fato de ter um CPF e um RG só facilita o caso de o indivíduo recitar em voz alta para ter certeza que ele não é um impositor. Eu mesma faço isso pela manhã, quero levantar com as minhas próprias pernas de vez enquando. Mas na real, o dia só é dia quando eu faço meu "login" no orkut, e vejo a melhor foto de mil anos atrás no profile, meu espelho mágico. Se eu faço marketing pessoal? Maaagina. A vantagem em não ser presidente (ainda, me aguarde) é que eu posso mentir quando quiser online, até quando falo que recito meu CPF pela manhã,(o do RG é verdade).

    ResponderExcluir
  2. "(mas não, ele assiste Sportscenter!!!)"
    mto bom!!!
    =)

    pois é... o marketing pessoal de cada dia, tento minimizá-lo aos poucos.
    Não sei se consigo.

    Ainda não tenho facebook, e por enquanto nem pretendo tê-lo, mas seria realmente interessante ler coisas sobre o Obama num meio de comunicação desse tipo.

    Beijo e até amanha!

    ResponderExcluir
  3. Pena que nosso presidente nem saiba que isso existe, a forma dele aparecer é sendo paternalista, populista..
    Abração, se eu fosse ele realmente te adicionaria...

    ResponderExcluir