sábado, 30 de maio de 2009

A Navalha de Occam

"Se em tudo o mais forem idênticas as várias explicações de um fenomeno, a mais simples é a melhor”." (William Of Ockham)
Sou daqueles que gosta de não levar a vida tão a sério. Ainda que eu não seja o melhor dos exemplos para minha própria filosofia, procuro segui-la sempre que me dou escolha. Falo em "sério" não com o sentido de não fazer pouco caso das coisas, mas no de evitar os exageros. Deixar excentricidades de lado. Explico:

A Navalha de Occam (conceito resumido na citação acima) me parece um princípio básico, lógico e verdadeiro. Me parece tão familiar e confortável que admito-o como axioma, um item de série, daqueles que vem dentro do salgadinho ou nos panfletos que entregam na avenida Paulista. Sou um preguiçoso, e sou muito bom nisso!

Confio nos sentidos, ouço e apenas ouço. Perder tempo decidindo se é ruido ou música é deixar o som ir embora sem atenção suficiente... o ouvido é mais sábio que os pensamentos. Assim como os olhos quando vêem e a pele quando sente.

Não levar as pessoas tão a sério não é deixar de dar-lhes devida importância. É entender que o que há em minha cabeça não é a pessoa, mas apenas um pouquinho de nada dela. Uma imagem filtrada pelos meus pensamentos e minhas experiências. Não levar tão a sério é aceitar isso. Que as pessoas são muito mais do que sei e sinto delas. Deixar de julgá-las, ora, é mais simples e requer menos energia do cérebro.

Ninguém é mau pra si mesmo e todo mundo deve ter um bom motivo pra se convencer disso. De um jeito ou de outro, você só faz para si o que acredita ser correto. Analogamente, isso implica aceitar que o que os outros vêem de mim não sou eu. Então, não há necessidade de importar-se com o julgamento alheio.

Por isso, prefiro não levar a vida tão a sério. Por que dar mais importância para os pensamentos, sendo que o efeito é equivalente? A vida começa, a vivemos, e uma hora ela acaba. A única certeza. A Verdade inegável. É mais simples aceitar, tudo se encaixa perfeitamente assim... Isso esvazia sua vida de significados? Vá fazer, agora, algo que esteja com vontade de fazer e não terá mais de se preocupar com isso. Você só tem o Agora, e nada mais. Por que não?

"You're already naked. You have no reasons to not to follow your heart." (Steve Jobs)

=)

2 comentários:

  1. Mais gente deveria deixar de levar a vida tão a sério, ein!

    "Ninguém é mau pra si mesmo e todo mundo deve ter um bom motivo pra se convencer disso."

    É. É verdade mesmo. (:
    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. Caraca Warren que post loco esse!!!

    Nao conhecia Navalha de Occam mas achei genial véi!!!!!!!!!!!!!!!!

    PUTA MERDA QUE LOCO!!!

    E essa frase do Steve Jobs....genial velho. É muito bom entrar em contato com esses genios né velho xD?

    Abraçao Warren e parabéns pelos ótimos posts velho!

    Vou tentar nao levar a vida tao a sério hehehehehe!!!!

    ResponderExcluir