sábado, 7 de novembro de 2009

Comunicação que Liberta, Comunicação que Aprisiona

Estive um tempo viajando, fora do país. Levei meu laptop para manter um pouco de contato com a terra de origem, mandar uns e-mails, descarregar as fotos da câmera e colocá-las online o mais rápido possível. Porém, não encontrei muito tempo para ficar procurando redes Wireless por lá e também nem me interessava muito perder tempo com essas coisas, então fiquei 11 dias praticamente sem internet. Levei também meu celular, mas minha operadora me cobraria um valor que eu não estava disposto a pagar para ter benefícios internacionais, então ele ficou como mp3 player mesmo...

Não me dei grande falta destes dispositivos por esse tempo. E ainda relembrei como usar um telefone público.

Porém, quando voltei pra casa... caixa de entrada lotada, milhares de fotos para serem organizadas, mostradas, N mensagens no celular, etc. Pensei em algumas coisas que me chamaram a atenção:

De fato, esses dispositivos não fizeram muita falta, enquanto estive apenas me divertindo. Foi até bom estar "inacessível" por um tempo. Contudo, quando cheguei e tive de por em dia essas inúmeras como e-mail e SMSs, me dei conta de que não há como fugir de estar conectado. Isso é óbvio para qualquer executivo! Mas eu não sou nenhum pouco executivo, e senti uma diferença drástica no meu modo de vida num intervalo de tempo de apenas 1 semana e meia.

Somos requisitados o tempo todo de viver em redes digitais. E-mails para o contato mais formal, twitts e scraps para chamar os amigos pra sair no fds ou comentar a partida de futebol da semana. Ou até aquela mensagenzinha de celular mandada na inevitável ida ao banheiro.

Poderíamos simplesmente recusar tudo isso!

Mas acredito que seria como um míope se recusar a usar óculos... É possível viver!

Imagine só um grupo de amigos da década de 70, quantas frases eles deveriam ter trocado entre si num intervalo de 10 anos, somando todos os meios de comunicação disponíveis?

Agora, outro grupo de amigos na década de 2000...? Quantas idéias e discussões a mais foram trocadas entre eles com relação ao grupo anterior? As relações com certeza ficaram muito mais rápidas e, consequentemente, mais profundas...

Acredito eu, podemos tirar proveito imenso dessa rapidez e praticidade. Ser pessoas mais pessoais, presentes e humanas. O que muitos estranham é a qualidade da informação trocada por esses meios... Os meios facilitam, mas não são eles que geram a informação: são as pessoas.

E pessoas não se consertam com tecnologia.


4 comentários:

  1. nossa, amei esse texto, você não faz idéia da ótima hora que esse texto veio a calhar. :)

    ResponderExcluir
  2. Han, que pena que pessoas nao se consertam com tecnologia, né?

    brincadeira...hehe
    Mas isso é bom creio eu, existem os indivíduos que geram informação ruim, de má qualidade.. ou besteiras em geral mesmo, mas em compensação existem outros que fazem o contrário, sem ninguém pedir e for free!
    =)

    [vc é um deles!^^]

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Grande Warren véi!

    Nuss eu tava pensando tambem sobre isso mano o.o

    Tipow....com a internet realmente a comunicação é muito mais rápida e eficiente

    Só que....eu tava pensando nos efeitos ruins. Nao que sejam ruins, eu só supus que eram ruins, talvez eu esteja fazendo consideraçoes erradas...

    É dificil expor o que quero dizer ehehhe xD

    Só penso que a internet.....apesar de parecer boa.....piorou nossas qualidades de vida sem que percebessemos

    Pode parecer bizarro.....só que tenho pensado nisso mano

    A internet é p.h.oda. Acabei de pegar o filme conde de monte cristo em 1 hora e meia. Ja conversei com todos meus amigos sobre trabalhos e talz.

    BUUT

    Isso parece ser a ideia central do Into the Wild <<< xD!

    Eu fico horas na internet kra! Sem perceber. Estando na internet, o tempo de repente passa

    O corpo fica horas curvado em cima do monitor

    Eu vi um video no youtube, material normal. Uma cena entre namorados que gravaram. Uma brincadeira.

    A reaçao que as pessoas tiveram ao escrever sobre o filme foi, no meu ponto de vista, bizarro

    Xingaram pesado o video, esculaxaram, humilharam e talz

    Aew...observei que tanto o Yo, quanto a Kaka, depois dum tempo navegando....ficam com a mesma atitude que o pessoal que respondeu ao video oO!!!

    Ficam putos. Da pra ver a cara fechada de raiva

    Aew.....observei que tambem fico assim O.O

    Parece que o corpo fica com raiva de ficar parado sempre no mesmo lugar, anestesiado....

    É o que eu suponho véi....a internet tem o lado bom. Comunicaçao rapida, eficiente. da pra estudar facil, assistir filmes

    Só que nós passamos horas na internet (ou pelo menos a maioria dos que conheço xD), e o que nós fazemos nao costuma ser muito util, como jogar joguinhos ou assitir filmes de iutube xD

    Eu resolvi limitar considevelmente a internet no meu dia-dia.....porque observei que tem me feito um mal incalculavel...

    Estou fazendo mais esportes, saindo mais, e me sentindo muito melhor! A vida real é o que há xD!

    Into the wild <<<<

    Acho que hj ja nem da mais pra parar e sentir a vida

    Qual será que é o peso da internet nisso?

    Diz aew o que se acha do que escrevi, estou curioso =)

    Tentei argumentar de forma racional...o que é dificil quando estamos protegidos por letras xD!!!


    Grande abraço Warren e parabéns pelo blogg, muito bom =)!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Grande will! hauhauaha
    Gostei da observações dele!

    [e este é o comentário do comentário...hehe]

    pede pra ele falar que video do youtubi é esse que as pessoas xingaram..? hahuah

    beeeijo

    ResponderExcluir