sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

World of Sheep




Percebi uma coisa.
O mundo - ou, pelo menos, no mundo em que vivo - nos leva acreditar que somos especiais. Ou melhor, de que sou especial. Nascemos e já, desde crianças, somos doutrinados de que somos excepcionais.
De que serei um jogador de futebol internacionalmente famoso. De que serei atriz cobiçada pela beleza e pelo espantoso número de admiradores. De que serei médico e ajudarei os povos desamparados da África.
E, em algum momento, quando algum plano falha, nosso cérebro muda imediatamente o significado de sucesso. O plano que falhou se mostra inadequado e um diferente mais atraente.

Vivo dentro de mim. Conheço algumas das minhas limitações, mas algum pensamento, instalado em mim, me diz que sou excepcional e vou fazer uma grande diferença no mundo, não importando o que eu faça.

Sou levado a todo instante a comparar meu estado com o de outros. A cada momento justifico com argumentos claros cada movimento, cada acontecimento, cada vingança, cada frustração.

Talvez seja essa nossa defesa biológica contra falha de planos. Talvez a interpretação de certos fatos como falha de planos seja uma desvantagem genética. Tanto faz.

E se realmente formos todos medíocres? Coadjuvantes da história dos outros?
E se todos formos apenas o que somos? Sem mais nem menos. Sem medidas de bom, ruim, perdedor, ganhador. Se a cada instante tivéssemos a memória apagada e isso pouco importasse?
Sem pesos nem medidas, a felicidade/satisfação dependendo apenas do Agora. O que seria?

Provavelmente nos restaria ser apenas nós mesmo... e nada mais.

2 comentários:

  1. That´s a really nice though...
    "everybody wants some to feel alive..."(Yes)

    Obs: Não sabia que amnésia em inglês era memento!
    estranho..

    Beiju

    ResponderExcluir
  2. "Fear or revere me
    But please....
    Think I'm special.
    We share an addiction
    We're approval junkies....
    We are all in it, for the slap on the back and the gold watch.
    Look at the clever boy with the badge
    polishing his trophy.
    We are just monkeys wrapped in suits
    Begging...for the approval...of others"

    Grande Warren xD

    Quando li o post senti uma voadora no peito heheheheheh xD!!!!

    Eu tava pensando uma coisa interessante, nao sei se meu ponto de vista vai ficar confuso but let's try xD!
    Eu tava pensando na frase, "...look at the clever boy polishing his trophy..."
    Essa frase é interessante, porque o clever boy poderia polir seu troféu no seu quarto, sozinho.
    Aew quando eu pensei isso eu imaginei o seguinte: o que será que se passa na cabeça do clever boy?
    Nós ja sabemos, talvez, o que o clever boy esta pensando, sentindo, e deve ser algo do tipo:
    "Espero que esteja todo mundo olhando pra mim... As pessoas devem estar com inveja! Alguns devem pensar que sou especial... Talvez muitos gostariam de estar no meu lugar! Eu sou especial mesmo... As pessoas me invejam! E eu conheço como é esse sentimento pois tambem sinto inveja dos outros. E agora sao os outros que tem esse sentimento por mim......eu sou especial"
    No fundo agente sabe o que o clever boy quer: a aprovaçao de todo mundo.
    Infelizmente sou igual. Desde criança.
    Aew quando li Eckhart, David DeAngelo, Dr Paul, tentei começar a mudar isso em mim. Sinto...que faltam alguns anos pra chegar onde quero xD
    DeAngelo e Dr Paul dizem uma coisa interessante, talvez voce curta: nós agimos assim porque nao sabemos mais como mudar nossa psicologia de criança para o de um adulto maduro.
    Antigamente as crianças passavam por rituais para abandonar o jeito infantil de pensar e se tornar um adulto maduro para defender a tribo
    Tipow, crianças precisam chamar a atençao dos pais e de quem esta por perto. Elas "sobrevivem" assim. Chamando a atençao...
    Mas um adulto maduro nao precisa dos outros pra sobreviver. Logo, mesmo que ele receba desaprovaçao dos outros, ele continua no seu destino. Seu senso de motivaçao é direcionado internamente, nao externamente. Suas açoes ja nao mais se baseiam na necessidade de chamar a atençao....ou ser especial
    DeAngelo diz sempre uma coisa: "Stay on your course. Never get out from it"

    Conectando tudo ao post.....
    O que aconteceria se nós fossemos o maior jogador de futebol de todos os tempos e ninguem nos admirasse por isso?
    Seria ruim, pra quem tem psicologia de criança
    Talvez isso soe ofensivo....mas o Dr Paul começa sua palestra assim xD
    Tipow, Benjamin Franklin tinha entre seus 13 habitos o da humildade...ele nao fazia nada por exibicionismo ou para ser especial. Fazia porque ele se deu esse destino. E na minha opiniao, foi o maior ser humano da nossa história.
    Acho que é essa mensagem que eu gostaria de deixar aqui no meu post. A idéia é, uma vez que nascemos, acho muito saudável querer fazer coisas importantes e nao ser "mais um". Ser mais um é se drogar e jogar a vida no lixo...
    Quem se preocupa em ser especial, nós ja sabemos o que se passa na cabeça deles (the clever boy)

    Lembrando que eu nao estou livre da psicologia de criança. Ainda me pego lutando pela aprovaçao dos outros e manipulando situaçoes para que todos pensem como sou esperto e phoda.
    É automático,pois faço isso desde que era criança, e nao fui apresentado ao caminho da maturidade até ha pouco tempo xD!
    Dr Paul descreve maturidade pela equaçao:
    Maturity= Advanced Observing Ego + Mature Personnal Boundaries Function + Confidence

    "Stay on your course"
    Se nóis se tornar incrivelmente phoda e ninguem se importar com isso...vai estar tudo bem xD!

    Abraçao Warren e valeu pelo post!

    Will >:)

    ResponderExcluir